Infância(anos 80) – Caminho Suave

Infância(anos 80) – Caminho Suave

Quem viveu na década de 80, provavelmente tenha estudado por meio de uma cartilha chamada “Caminho Suave”, diferente daquele belo caminho trilhado por duas crianças brancas e seu cachorro até a escola, devo dizer que muitas crianças não tiveram a mesma sorte de encontrar um caminhos tão belo e perfeitos.Naquela época de pós-ditadura, eram muitas as diferenças sociais existentesntes, e nosso país ainda ocupava os primeiros lugares em analfabetizmo e mortalidade infantil.

Naquelas alturas de minha vida, eu já conseguia perceber nitidamente uma diferença entre as condições de moradia e serviços assistenciais que eram dados a uma pequena parcela de privilegiados, os militares.

Do pátio frontal da minha escola, pudia avistar uma vila com boa estrutura, lá tinha de tudo que era necessário para se viver com tranquilidade, das coisas que eu mais gostava de ver naquela época, eram os alunos entrando nos ônibus, fardados com a roupa do colégio militar, eu desejava me vestir daquela forma e podes utilizar daquele transporte. Outra coisa que me chamava a atenção era o playground, ver aquele balanço alí, me trazia um grande encantamento, e como eu gostaria de ter chegado até ele para poder brincar um pouco, infelizmente, das vezes que tentei passar para o outro lado, fui impedido pelos guardas que ficavam na guarita.

Aos poucos fui percebendo, que diferente do que era apresentado na capa da cartilha, alguns caminhos não seriam tão suaves de percorer, mas que era preciso lutar para que eles fossem percorridos ou construídos para tantos outros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s